Sobre Bakunin

Quem foi Mikhail Bakunin?

——

O revolucionário anarquista Mikhail Alexandrovitsch Bakunin nasceu em 30 de maio de 1814, na cidade de Premukhimo, província russa de Twer, e faleceu em 1º de Julho de 1876, na cidade de Berna, Suíça. Bakunin entrou para o exército em 1829 e chegou a alcançar o oficialato. Em 1835, trocou a farda e as armas pelos livros e foi estudar em Moscou e São Petersburgo. Em Moscou participou de importantes círculos de discussões filosóficas. Nesses círculos teve acesso a debates sobre autores do romantismo e da filosofia alemã, do socialismo francês e da questão dos povos eslavos.

Em 1848, na Primavera dos Povos, Bakunin participou do Congresso Eslavo, em Praga, e da insurreição que o sucedera (a Insurreição de Pentecostes) e no mesmo ano participou da Revolução em Paris. No ano seguinte participou de outra insurreição, esta vez em Dresden (Alemanha).

Por sua intensa atuação revolucionária armada ganhou o rótulo de terrorista, sendo preso e condenado à morte em 1850. A sentença de morte foi convertida para trabalhos forçados, prisão perpétua e, finalmente, extradição para a Rússia. Em 1857 foi exilado na Sibéria, mas em 1861 fugiu para o Japão, passou pelos EUA e retornou à Europa.

Em 1864, Bakunin reencontra Proudhon, que semanas depois veio a falecer. Bakunin dá continuidade e aprofundamento à obra de Proudhon à partir de dois pilares fundamentais: o socialismo e o federalismo.

Nas décadas de 1860 e 1870 Bakunin se insere de corpo e alma nas lutas do proletariado europeu daquele período, cujas principais experiências foram a organização da Associação Internacional do Trabalhadores (AIT) e o processo revolucionário da Comuna de Paris (1871).

Hoje, há mais de 200 anos de seu nascimento, as ideias e o exemplo de Bakunin seguem vivos nas lutas populares ao redor do mundo, e é nesse espírito que nós do Arquivo Bakunin e do projeto Obras Completas Mikhail Bakunin trabalhamos: pela difusão e pesquisa científica de um dos maiores revolucionários de todos os tempos.

Plataforma virtual com fins científicos para a divulgação da obra de Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (1814-1876) e de pesquisas sobre a vida e obra do anarquista e revolucionário russo.